Acerca de mim

A minha foto
Sou muito pequenina, pois o meu conhecimento também o é.

sábado, 23 de maio de 2009

E=mc^2

Equação mais famosa que explica a relação entre a massa e energia.
Segundo a Relatividade Restrita, formulada por Einstein em 1905:
Todas as leis físicas são as mesmas em todos os referenciais de inércia, estes que têm que obedecer à Lei da Inércia (qualquer corpo permanece em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme se a resultante das forças que nele actuam for nula)
A velocidade da luz (c) no vazio é a mesma em todos os referenciais de inércia.Sendo assim, a Energia total de qualquer sistema isolado conserva-se.
Na mecânica clássica: Ec=1/2mv^2, mas a Energia cinética relativista é dada por (a 1ª fórmula indicada na imagem de baixo):
Deste modo e a partir desta fórmula final podemos fazer a relação entre a massa e energia

dito por palavras,”E representa energia contida num corpo estacionário e m é a sua massa. A energia que pertence a massa m é igual a esta massa, multiplicada pelo quadrado da gigantesca velocidade da luz – o que significa uma enorme quantidade de energia por cada unidade de massa.”
C=300.000km/s, este é um valor gigantesco, quanto mais quando é elevado ao quadrado.


“Para que um aumento de massa possa ser medido, a mudança de energia por unidade de massa tem que ser imensa.” Isso só é possível na desintegração radioactiva.
Imaginemos então: temos um átomo de massa m, divide-se em dois átomos de massa m’ e m’’. o que acontece é que quando estas estiverem em repouso, ou seja, lhes for retirado a energia de movimento, a energia do conjunto será menor do que a do átomo original. “Segundo o principio da conservação de energia, a soma das massas m’ e m’’ dos produtos da desintegração deve igualmente ser algo mais baixa do que a massa m original do átomo desintegrado – em contradição com o velho principio da conservação da massa.”

PET

»»» Não vou falar em animais de estimação, como poderá sugerir o titulo deste poste, mas sim de um trabalho de física que vou realizar. E porque acho este tema bastante interessante, deixo aqui para os mais interessados leitores...
O objectivo desse trabalho é tratar o tema " Aplicações em Física Moderna".
O trabalho é de grupo, contudo vou tratar aqui só a parte que me reserva...
Escolhi falar de PET, (poderão ver mais adiante o que é), porque se trata de uma área de medicina a qual se aplica a Física Moderna...

Física Moderna e as suas aplicações
Existe desde o séc. XX e tem vindo a abranger muitas teorias que têm permitido evoluir muito, principalmente na nova tecnologia. Física Moderna, por assim dizer, é “Uma Nova Visão de Mundo”. Foi Max Planck, que em 1900, permitiu a transformação radical da visão do Mundo, em Física, com a descoberta dos Quanta de energia, depois foi a mais importante intervenção, a de Albert Einstein, que desenvolveu mais importantes teorias físicas: relatividade geral e relatividade restrita, entre outras. A física Moderna engloba, assim, as mais importantes teorias que têm revolucionado tanto a visão do Universo.

PET
PET (Tomografia de emissão de positrões) é uma técnica usada na área de Medicina Nuclear, que permite a obtenção de informação sobre o funcionamento de determinados processos bioquímicos in vivo.
A imagem fornecida, por ex: do cérebro, permite detectar tumores, cancro de mama (se a técnica se aplicar a corpo inteiro), …(desde que estes existam)



(fig.esq.)Scaner a corpo-inteiro

(fig.dir.)Scan do cérebro humano








Então e como é que ocorre este processo? E que relação existe com a física moderna?
Pois bem, é isto que vou tentar explicar aqui…

Para começar: é injectado através de um radioisótopo (normalmente, usam-se isótopos como 11^C e o 13^N, tempo de vida curto e que possuem grande emissão de positrões) uma radiação na forma de positrões até aos tecidos com metabolismo alterado. Estes positrões, que são em tudo iguais aos electrões, mas com carga oposta, são posteriormente detectados.
Também é muito usado o F18-FDG, pois tem um tempo de meia-vida curto (cerca de meia-hora), contém glicose, pelo que é transportado para o interior das células através do transportador de membrana dos açúcares. Este Flúor emite positrões que vão colidir com os electrões dos átomos e moléculas do organismo, originando assim dois fotões, partículas que constituem a luz, (raios gama) que se deslocam em sentidos opostos, fazendo entre eles um ângulo de 180º.

É a aniquilação da matéria, trata-se da famosa fórmula E=mc^2, ocorre, por assim dizer, a transformação de massa em energia.

Após a aniquilação destes positrões, os dois fotões resultantes do mesmo positrão são detectados ao mesmo tempo em zonas diferentes (existe um detector para o tal acontecer). Traça-se uma linha entre as posições destes fotões e quando forem detectados outros fotões provenientes de um outro positrão resultará uma linha geralmente numa posição diferente. O ponto onde estas linhas se cruzam será o local de origem da aniquilação dos positrões, depois da sua localização é nos indicado a posição de tecido afectado.
O mesmo processo repete-se para todos os positrões injectados, permitindo obter uma imagem das zonas afectadas.

E assim, com esta técnica, e por aplicação da fórmula física, obtemos um imagem que pode denunciar o tumor, cancro, doenças de artéria, etc....

Espero não ter complicado demais e se, por acaso, repararem em algum erro agredeço que me corrigam...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

É como tudo


Estou contigo
Penso como se nada fosse
Nada acabasse, nunca terminasse
Estar contigo
É como estar com o mar,
O céu e a terra

Seria isso
Se isso tudo não fosse poluído hoje
Já foi, já sonhei, foi um bom tempo.

Mas nunca percebi a verdadeira questão
De que é feito o coração?
Se, abstractamente pensando,
É de amor e/ou paixão?
Que é amar?

Cientificamente pensando,
Amor é, como tudo, relativo
Seria uma teoria de relatividade
Que, como tudo, depende do referencial
Mas seria de impossível construção o seu teorema
Matematicamente, teorema não pode ser alterado

Amor é um sentimento
O sentimento não é constante
Pode ser alterado de dia para dia
De noite para noite, de um tempo para outro.

Que sentimento é esse?
Por vezes mantém uma velocidade constante
Outras vezes acelera e desacelera
E vai e volta
É, como tudo, uma longa viagem.

E quando te apercebes?
O que sentiste?
Sabes o quando o perdes.
Porque damos valor às coisas quando as perdemos?

Porque o sentimento não diz o que é amor
O que é amar?
Vai dizendo…
Estarei sempre contigo…

domingo, 10 de maio de 2009

Ainda assim


Escuro
Nada
Silêncio profundo
Fim do mundo?
Ainda assim
Uma pequena luz sobressai
Um pequeno sólido duro
É o luar
Ainda assim
Eu existo…

segunda-feira, 4 de maio de 2009