Acerca de mim

A minha foto
Sou muito pequenina, pois o meu conhecimento também o é.

sábado, 23 de maio de 2009

E=mc^2

Equação mais famosa que explica a relação entre a massa e energia.
Segundo a Relatividade Restrita, formulada por Einstein em 1905:
Todas as leis físicas são as mesmas em todos os referenciais de inércia, estes que têm que obedecer à Lei da Inércia (qualquer corpo permanece em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme se a resultante das forças que nele actuam for nula)
A velocidade da luz (c) no vazio é a mesma em todos os referenciais de inércia.Sendo assim, a Energia total de qualquer sistema isolado conserva-se.
Na mecânica clássica: Ec=1/2mv^2, mas a Energia cinética relativista é dada por (a 1ª fórmula indicada na imagem de baixo):
Deste modo e a partir desta fórmula final podemos fazer a relação entre a massa e energia

dito por palavras,”E representa energia contida num corpo estacionário e m é a sua massa. A energia que pertence a massa m é igual a esta massa, multiplicada pelo quadrado da gigantesca velocidade da luz – o que significa uma enorme quantidade de energia por cada unidade de massa.”
C=300.000km/s, este é um valor gigantesco, quanto mais quando é elevado ao quadrado.


“Para que um aumento de massa possa ser medido, a mudança de energia por unidade de massa tem que ser imensa.” Isso só é possível na desintegração radioactiva.
Imaginemos então: temos um átomo de massa m, divide-se em dois átomos de massa m’ e m’’. o que acontece é que quando estas estiverem em repouso, ou seja, lhes for retirado a energia de movimento, a energia do conjunto será menor do que a do átomo original. “Segundo o principio da conservação de energia, a soma das massas m’ e m’’ dos produtos da desintegração deve igualmente ser algo mais baixa do que a massa m original do átomo desintegrado – em contradição com o velho principio da conservação da massa.”

Sem comentários:

Enviar um comentário