Acerca de mim

A minha foto
Sou muito pequenina, pois o meu conhecimento também o é.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Porquê matemática?

Muitas vezes faço esta pergunta a mim própria. Porquê que eu gosto tanto dela?
Neste mundo a matemática já não pode passar despercebida. Sempre que olho para alguma coisa lembro-me dela. Olho para as pinturas ou outra imagem qualquer, vejo a matemática como formas geométricas, olho para um edifício (a maneira como é construído), vejo a matemática analítica, e mesmo quando olho para o andar das pessoas (a alternância dos passos), animais ou disposição das árvores a matemática também lá está. Tudo a nossa volta está cheio de expressões matemáticas e nós não podemos viver sem ela. Ela até está no nosso interior, tanto pela quantidade de ossos que possuímos como o processo do nosso pensamento.
E o mais engraçado é que eu desde pequenina gostei sempre dela, continuo a gostar e penso que assim sempre irei continuar. Ela tem uma beleza profunda ao contrário das borboletas, estas são bonitas por fora, por dentro e pelo aquilo que fazem. A matemática é também bela por fora, por dentro e pelo aquilo que faz, mas a sua beleza é ainda mais profunda, mais forte, é mais e muito mais qualquer coisa que não sei explicar. Além disso, através dela conseguimos explicar as maravilhas do mundo e até do Universo.
Ela é a nossa base do viver, de podermos evoluir e de podermos melhorar a nossa vida.
Eu penso que não sou maluca, pois sei que há muitas pessoas que percebem o que eu quero dizer e as pessoas que não gostam de matemática ainda não se aperceberam ou não querem dar conta de como é ela bonita e também muito importante na nossa vida. É certo que estas pessoas podem pensar como é possível não gostar de história ou outra coisa qualquer, pois isto tem a ver com gostos de cada um e gostos não se discutem.
E eu, simplesmente, adoro a Matemática e quero percebê-la e voar como ela.

Poema

Uma vida cheia de cores
É tudo o que ela gosta
A alegria das flores
É delas que se alimenta
E com estas flores
Ela é parecida
E por onde fores
Mostra que é linda
Ela e a natureza
Que é tudo a sua beleza

É ela que me inspira
Nas maravilhas desta vida.

Lininha_29-08-07

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Porquê que a sua beleza nos atrai tanto?

Estas belas criaturas têm uma beleza única e espectacular. Mas porquê que a têm e porquê que nos atraem tanto?
São insectos, para mim, os mais bonitos. E mesmo sabendo que a quantidade e variedade dos insectos é muito grande e há outros tantos fascinantes estes são especialmente de uma beleza rara.
A maneira como eles voam com o abrir e o fechar das asas, a conjugação das cores vivas e frescas nas suas asas, o seu pequeno tamanho e as belas formas que descrevem. Isto tudo até ao pequeniníssimo pormenor que eles possuem nos chama a atenção. A sua beleza de certa maneira faz-nos descontrair, diverte-nos e também faz-nos sentir livres como eles com o poder de voar por todo o lado com aquelas fantásticas asas e contemplar outras maravilhas.
A natureza dá lhes estas cores lindas também, por vezes, para a sua protecção, assim, usando a camuflagem podem escapar aos predadores.
Estes insectos são as borboletas, elas são lindas e além disso são, na maioria, um benefício para as plantas, porque ajudam na sua polinização.

Introdução

Olá, antes de tudo quero dizer que sou novata nisto, isto é, é a primeira vez que faço um blog. Quero viver esta experiência e espero que seja boa.
Bem, neste blog irão ver muito provavelmente textos sobre ciência, que irão ser de diversos temas desde a matemática, biologia, física, química ou filosofia. Será muito, e mesmo muito, pouco provável que eu fale de política ou alguma coisa parecida, a não ser que tenha a ver com ciência.
Este blog será praticamente como um diário para mim, mas que vou partilhar com vocês. É mais que provável que venham encontrar erros nos meus textos, porque eu e o Português… nem é preciso dizer mais nada.
Será muito bom para mim partilhar os meus conhecimentos que não são muitos, mas fazendo mais pesquisas poderei aumentar o meu nível de conhecimento. Eu adoro aprender coisas novas.
Espero que gostem! =)